Projeto Caminho

O Projeto Caminho é uma vertente de ação da Diaconia São Judas Tadeu (entidade sem fins lucrativos ).  Com inicio em 2010 , o projeto tem como mantedora a Paróquia São Judas Tadeu.

Os voluntários da organização trabalham com atividades e oficinas, como por exemplo- leituras de poemas, temas de identidade, resgate da história de vida, roda de conversa, músicas e aulas dinâmicas. Todas as atividades são divididas em grupos, entre eles, adolescentes, crianças, mulheres e idosos.  As aulas iniciam-se na terça-feira com os adultos e idosos. Nas manhãs e tardes de quarta-feira, atendem grupos de adolescentes que participam de brincadeiras e jogos.

IMG_7901
Crianças participando das aulas ( Foto: enviada pela organização do projeto caminho)

Nas manhãs de quinta-feira atendem na casa do Projeto Caminho, com dois grupos de crianças, onde todas as formas de expressões são trabalhadas. Das 13h30 às 17h oferecem oficinas de artesanato para os adultos, que fazem biscuit com a artesã Claudenice Silva e a voluntária Rosali Teresinha Sanches, que está no projeto à sete meses, “me sinto mais alegre por compartilhar o que eu sei com outras pessoas. Por consequência dessa alegria muda para melhor minha relação com o todo e comigo mesma”, conta.

A coordenadora do Projeto Caminho, Mariana de Freitas,  relata que a equipe  é formada  por quatro funcionários , fora ela,  um assistente social – Cláudio Spinelli Kuraim , uma psicóloga – Meire Cristina da Silva , serviço geral – Maria Aparecida Souza, e uma educadora social – Dayane Soares Vicente,  “nós somos um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos com famílias, sociedade e comunidade”, explica a coordenadora Mariana de Freitas.

IMG_7964
Crianças participando das aulas ( Fotos: enviada pela organização do projeto caminho)

Os temas que a ONG trabalha são escritos pela assistente social todos os anos e depois de determinados são enviados para prefeitura para a aprovação. Quem aprova o plano é o Concelho Municipal de Assistência Social (CMAS), que após passar por esta etapa poderão ser executados no projeto, “trimestralmente nós temos que enviar um planejamento e um relatório para a Prefeitura de Americana, e mensalmente uma prestação de contas das despesas que nós tivemos com todas as notas fiscais e com a assinatura do presidente”, explica a  coordenadora.

O Projeto Caminho vai muito além de ajudar as pessoas, os voluntários vivenciam momentos únicos com as crianças, adultos e com os idosos. São pessoas com uma realidade de vida bem diferente da delas,  que também podem ser felizes com a ajuda do projeto realizado para a comunidade.

Como ajudar o Projeto Caminho?

Para doações ou mais informações no email: projetocaminhodiaconia@gmail.com

Endereço: Rua da Devoção, Jardim da Paz, 67, Americana.

Telefone para contato: 3407-6446

Fanpage do projeto no Facebook

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s